PF indicia Lula e filho por lavagem de dinheiro e tráfico de influência

A investigação tem origem na delação de executivos ligados à Odebrecht

Polícia Federal indiciou Lula (PT) e seu filho, Luís Cláudio, por supostos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. A investigação, que é abastecida pela delação da Odebrecht, mira pagamentos à empresa de marketing esportivo Touchdown, de propriedade de Luís Cláudio.

Segundo a PF, a empresa teria recebido 10 milhões de reais em alguns anos “apesar de seu capital social de 1.000 reais”. A juíza da 4.ª Vara Criminal de São Paulo, Bárbara de Lima Issepi, remeteu o caso para uma das varas especializadas em lavagem de dinheiro.

A investigação tem origem na delação de executivos ligados à Odebrecht. Eles afirmam que Lula teria mantido contato com a empreiteira para beneficiá-la no governo Dilma Rousseff, e, “como contrapartida, a empresa ficaria responsável por financiar projetos pessoais de seu filho, Luis Cláudio”.

Consta nos autos que “a partir disso, Alexandrino Alencar (Odebrecht) teria procurado a empresa ‘Concept’, com o intuito de beneficiar a empresa de Luis Claudio, Touchdown, a desenvolver o futebol americano no Brasil”.

Adalberto Alves, representante da Concept, por sua vez, afirmou que a empresa foi principalmente remunerada pela Odebrecht, contudo prestou serviços para a empresa Touchdown: segundo consta, a Odebrecht teria arcado com valor aproximado de R$ 2 milhões, ao passo que a Touchdown teria desembolsado aproximadamente R$ 120 mil”.

A juíza anota que “apesar das expressivas quantias pagas, não houve sequer a formalização de qualquer contrato”.

Nota defesa

“O relatório produzido pela autoridade policial não tem qualquer implicação processual e muito menos afasta a garantia constitucional da presunção de inocência em favor do ex-Presidente Lula e de seu filho Luis Claudio.

Trata-se de mero documento opinativo, com enorme fragilidade jurídica e distanciamento da realidade dos fatos, que dá sequencia ao “lawfare” praticado contra Lula e seus familiares.

Lula jamais solicitou ou recebeu, para si ou para terceiros, qualquer valor da Odebrecht ou de outra empresa a pretexto de influir em ato da ex-Presidente Dilma Rousseff ou de qualquer outro agente público. Tampouco teve qualquer atuação nas atividades da TOUCHDOWN, empresa de titularidade de seu filho Luis Claudio que organizava um campeonato nacional de futebol americano.

Luis Claudio, por seu turno, comprovou serem mentirosas as afirmações de delatores da Odebrecht. A empreiteira jamais suportou os custos de fornecedores da TOUCHDOWN. Especificamente no caso do grupo CONCEPT, referido por tais delatores, Luis Claudio apresentou o contrato de prestação de serviços firmado com a TOUCHDOWN e comprovou ter feito todos os pagamentos dos honorários contratados e das despesas incorridas durante a prestação dos serviços.

Espera-se que o Ministério Público Federal de São Paulo, a quem cabe a análise do material, siga a lei e encerre o caso em relação ao ex-Presidente Lula e a Luis Cláudio, tendo em vista que eles não praticaram qualquer ato ilícito.”

Fonte: Globo.com

58 Comentário

    • Raimundo Nunes Nunes
      Vc deve ser ninja!
      A PF juntamente com a Interpol (eu disse Interpol), fuxicam a vida e ações de Lula e seus familiares há não menos que 14 anos, e nunca acharam nada de ilícito!
      Então, já q vc sabe onde estão essas ilicitudes, mande esse material pra polícia, assim, damos mão à palmatória e se justifica a Prisão do nosso presidente, porq até agora a única constatação que se pode ter, é de que Lula é um preso político e não um corruptor!
      Sobre a postagem: A defesa de Lula e seu filho, no q se refere a este relatório deste promotor, já se manifestou enviando toda a prestação de contas e o ministério público de SP q é responsável pela análise desses altos logo se manifestará indeferindo mais essa ação de Lowfare vil e covarde contra aquele que fez do Brasil um país melhor!
      Abraços! ✌🏻

  1. Porq será q só aparece crimes contra Lula? Porq tanta perseguição, porq o medo, qual a verdade por trás de tantas acusações contra uma mesma pessoa? “Medo eu sei q eles tem de Lula” mas, não consigo entender, o filho do presidente “envolvido” em falcatruas, o caso Marielle, casos de depósitos. Porq tb a imprensa não bate nessa tecla… É uma simples conspiração ou jogo de interesse…
    A moralidade brasileira a cada dia q passa esta indo pro ralo… E a culpa é unica e exclusiva do povo, por ser omisso e conivente com certas situações…

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*