Estreia hoje no Bahia no Ar a coluna Pílulas Colaterais, recheada por notas ácidas produzidas a partir do olhar apurado do experiente jornalista Afonso Celso, que possui experiência em diversos veículos de São Paulo, Brasilia e Salvador. Atualmente, ele vive um período quase sabático na orla de Camaçari. Na maioria das vezes, a notícia é quem o procura. Sempre bem informado, está atento a tudo.

O objetivo de Pílulas Colaterais é também lançar luz sobre os fatos – públicos ou não – que não entraram no noticiário. Ou seja, que passaram despercebidos por outros veículos de comunicação. Jornalismo lado B a serviço do leitor, doa a quem doer. Boa leitura!

12439323_922681777818004_1154065498561458672_n

 

Time azul?
Nem tudo está blue no time azul. Em duas grandes aparições públicas recentes, procissão em homenagem ao padroeiro de Camaçari e lavagem do Bonfim, o vereador Elinaldo, pré-candidato a prefeito pelo DEM e capitão do time azul, optou pelo branco. Considerando as teorias das cores, dá pra interpretar como uma tentativa de parecer mais leve e sereno. E olha que, após a sua prisão [ocorrida em dezembro], o ele mais deve está precisando é de sossego.
O padrinho
O secretário de Serviços Públicos de Camaçari, Zé de Elísio, não deve se candidatar a vereador. Vontade não lhe falta, mas ocorre que ele está às voltas com problemas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios e o Ministério Público, fruto de sua conturbada gestão à frente da Câmara Municipal. Porém, engana-se quem o imagina como alguém descapitalizado politicamente. Atualmente filiado ao PSD, Zé de Elísio tem na mão o comando de outras duas legendas: PROS e PMN. Ou seja, é figura importante no xadrez da sucessão municipal.

Virtual
O ex-prefeito Tude vem investindo mensalmente cerca de R$ 5 mil para aumentar a sua rede de contatos no Facebook. Em menos de um ano, a fanpage do peemedebista saiu de 6 mil para 20 mil curtidores. O resultado foi obtido mediante impulsionamentos constantes. Ou seja, Tude paga para que suas postagens, bem como o seu perfil, sejam exibidas o máximo possível para os camaçarienses que têm cadastro na rede social criada por Mark Zukenberg.

Mão fechada
O investimento maciço em rede social vem compensando a avareza da vida real. Correligionários de Tude e membros do aliado PTB confidenciam que não aguentam mais pagar jantares, almoços e a logística dos eventos de promoção da pré-candidatura do ex-prefeito. “Dali só sai abraços e sorrisos”, disse uma fonte consultada.
Dança dos artistas
Depois que Caetano – não é o cantor santamarense – foi até o chão na comemoração do Terno de Reis realizada em Cajazeiras de Abrantes, Elinaldo também quis mostrar que é do balacobaco. Em cima de um trio elétrico, sambou ao lado de Fafá de Senhorinho, liderança local e pré-candidata a vereadora. Não foi uma cena das mais bonitas, alias, como diria Magary Lord, foi estranho. Só tem artista, hein!?
Se anunciando
Metido a showman, o deputado federal Caetano encontrou uma nova atribuição. De uns tempos pra cá, tem sido, ao mesmo tempo, locutor e estrela principal de eventos que organiza. Em algumas atividades, ele mesmo se anuncia para falar. Para que está feio.
Sem entender
Causou estranheza o discurso feito pelo prefeito Ademar Delgado no final do cortejo de abertura da lavagem de Barra de Pojuca, na orla de Camaçari. Ademar parabenizou a charanga do time azul, capitaneada em tese pelos seus adversários diretos na disputa pela prefeitura municipal, que, a pedidos, parou de tocar na hora destinada aos discursos das autoridades. Mais controversa ainda foi a comemoração de alguns integrantes do time azul ao elogio feito por Delgado.