Morreu na noite de terça-feira (17), o soldado da 4ª CIPM-Macaúbas que passou mal juntamente com mais três policiais, durante um Teste de Habilidade Específica (THE) para participação do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), realizada na segunda -feira (16), em Lauro de Freitas. Ele estava internado no Hospital Aeroporto.
Através de nota, a Polícia Militar informou que o soldado de 34 anos "apresentou quadro de insuficiência renal, sendo acometido de uma parada cardíaca". O corpo dele será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para identificação da causa morte.
A PM informou ainda que os outros três policias que também passaram mal continuam internados em hospitais da rede particular. Eles são acompanhados por médicos do quadro de saúde da Polícia Militar.
Caso
A avaliação foi realizada no quartel do Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Ao todo, 67 PMs participavam da ação. Segundo a Polícia Militar, os quatro PMs tiveram sintomas de náusea quando realizavam uma corrida de 10 km, que é uma das provas do curso. Somente um dos quatro concluiu a prova.
Os policiais que passaram mal pertencem à Companhia Independente de policiamento Especializado do Cerrado (CIPE), 81ª CIPM/Itinga, 4ª CIPM/Macaúbas e do 12º Batalhão/Camaçari.
O Copes é um curso destinado a capacitar policiais às atividades de operações especiais de alto risco. Segundo a Polícia Militar, "todo candidato se inscreve voluntariamente e é obrigado por força de edital a realizar uma bateria de exames médicos de ordem laboratorial e cardíacos, e ainda apresentar atestado médico indicando estar apto para a realização de testes de esforço físico".