A poetisa Natali Mota foi a vencedora da batalha final de 2022 do Slam das Mulé, duelo de poesia falada protagonizada por mulheres, que aconteceu na noite desta sexta-feira (5), no Teatro Alberto Martins, correalizado pela Secretaria da Cultura (Secult). Para a artista, que irá representar o estado da Bahia no Slam BR, a conquista é a coroação de uma trajetória de 20 anos em que atua com poesia.
“A ficha ainda não caiu. Minha vitória representa a vitória de mulheres da minha família. Mulheres que lutaram antes de mim para que hoje eu possa ocupar espaços como esse. O slam é um espaço de acolhimento”, disse Natali, radiante, ao levantar o troféu. A poetisa recebeu uma camisa e o valor de R$ 300.
“Poesia é educação”, definiu ela.
A premiação, contudo, não foi apenas para o primeiro lugar. Clara Pinto, que ficou na segunda colocação, além de Eulina Vitória e Mara Santos, na terceira e quarta posições, consecutivamente, também levaram presentes para casa. A escolha foi feita por um corpo de jurados que teve como integrante a secretária da Cultura, Márcia Tude.
“Ser jurada neste evento pra mim é voltar a algo muito íntimo, que é a poesia. Está presente em minha história”, destacou a gestora, que declamou um poema durante a atividade. “Amei o Slam das Mulé. Agrega a poesia com uma linguagem atual para falar de assuntos tão reais. Cada vez mais, a Secult irá abraçar esta iniciativa”, afirmou a titular da Secult.
Este é o quarto ano de realização do Slam das Mulé. Pela primeira vez, o evento acontece no Teatro Alberto Martins. “Agora esta é a nossa segunda casa”, disse a slammaster Juliana Valle, uma das organizadoras da ação, ao agradecer a parceria e acolhimento da secretaria.
O evento contou com a presença da multiartista Roberta Estrela D’Alva, fundadora da primeira batalha de poesia falada do Brasil, difusora do movimento e diretora do documentário Slam: Voz de Levante. “Fiquei feliz em participar do evento, com poetas em um nível muito alto. Vi uma nova geração de artistas de qualidade. A organização também está maravilhosa”, afirmou.
O Slam das Mulé ainda integrou empreendedoras locais e apresentações da banda camaçariense KalunduH, credenciada por meio do edital Cidade Cultural, do escritor e MC Lucas Afonso, da cantora e compositora Ruchell e do DJ Angel