O resultado do censo populacional, de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), causou burburinho em mais de 700 cidades brasileiras, incluindo Simões Filho. A cidade da Região Metropolitana de Salvador perdeu quase 23 mil moradores.
Isso compromete em diversas questões sociais e políticas, incluindo o número de cadeiras na Câmara Municipal, já que o número pode ser reduzido de 19 para 17.
O vereador de Simões Filho, Eri Costa afirmou que se garante na disputa que deve ficar mais acirrada, mas cravou que houve erro na contagem. O edil alegou que os agentes não tiveram acesso as áreas de conjunto habitacional, como o Minha Casa Minha Vida e deixou essas pessoas que residem na cidade de fora do levantamento.
“O pessoal do senso não entrava nos condomínios. Não vejo motivo aparente para reduzir a população. Eu acredito que houve erro na contagem”
O comparativo da redução é de -3,05%, em relação a 2010. A queda chega com a eliminação de dois vereadores e menos recursos para Simões Filho, afetando repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Na pesquisa divulgada em 28 de junho, 770 municípios brasileiros aparecerem com redução populacional. Como resposta às críticas duras dos gestores, o IBGE divulgou uma nota afirmando que seguiu com rigor rigorosamente recomendações, parâmetros e protocolos.