Uma operação contra crimes financeiros foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), em Salvador e Lauro de Freitas. 18 mandados são cumpridos contra um grupo empresarial do setor de embalagens plásticas, acusado de sonegar mais de R$ 15 milhões em impostos. Um dos mandados é de prisão e os demais de busca e apreensão.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), o mandado de prisão é contra o gestor das empresas, que já responde a outra ação penal, também por sonegação fiscal. Houve ainda a determinação de bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados.

Uma força-tarefa foi montada para investigar a situação após denúncia anônima feita na Ouvidoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A apuração revelou que o gestor criava empresas em nome de laranjas, dentre eles funcionários de fazendas pertencentes ao suspeito. Essas empresas eram posteriormente abandonadas e sucedidas por outras, no mesmo segmento de mercado, deixando valores expressivos de débitos tributários e promovendo a blindagem patrimonial do verdadeiro líder do grupo.  

Fazem parte da operação o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), a Promotoria Regional de Combate à Sonegação Fiscal, o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF) e a Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (INFIP).

0 0 votos
Article Rating