A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Teatro Mambembe, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura Municipal de Ilhéus para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.

As investigações, que tiveram início em 2022, apontam a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados, culminando na prestação de serviços de má qualidade.

Além disso, verificou-se que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a Agentes Públicos do Executivo e Legislativo Municipal, os quais não tinham nenhum vínculo com a empresa contratada. Uma espécie de terceirização informal que resultou na precarização dos serviços prestados.

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna e Salvador.

Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa todos do código penal.

 

LEIA TAMBÉM: 

Operação com mais de 100 policiais é realizada no Subúrbio Ferroviário

Uma operação coletiva das forças de segurança pública é realizada na manhã desta quinta-feira (18), na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Mais de 100 policiais militares participam da ação, com o apoio de tropas da Polícia Civil.

De acordo com informações, 10 aeronaves do Grupamento Aéreo (GRAER) fazem o apoio da operação. Os bairros de Mirantes de Periperi e Rio Sena reúnem a maior parte dos agentes de segurança.

A operação ocorre após o crescimento do conflito entre integrantes de facções criminosas rivais na região. Diversos tiroteios e mortes foram registradas no Subúrbio Ferroviário nas últimas semanas.

0 0 votos
Article Rating