Dois policiais lotados na 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Bom Jesus da Lapa, sudoeste da Bahia, executados na noite deste domingo (22), após um atentado criminoso contra a rede bancária da cidade, foram identificados.
Os soldados Everton Oliveira de Santana, 26 anos e Gilberto Lemos Silva Junior, 28 anos, foram feitos reféns por um grupo de criminosos armado a bordo de uma Hilux e uma S10 quando tentavam roubar os bancos do Bradesco e do Brasil e entraram em confronto com a polícia local. Os corpos dos policiais foram localizados, dentro de um carro, com várias marcas de tiro pelo corpo.
Na operação outro policial foi atingido por disparos de arma de fogo na região do quadril e na perna, onde permanece internado, mas não corre risco de morte. Ainda no confronto, um bandido identificado como Tiago da Silva foi morto e os outros bandidos conseguiram fugir, deixando pra trás, um veículo de cor branca, com diversos explosivos.
Uma grande operação policial, envolvendo agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/CERRADO), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e CIPM/Bom Jesus da Lapa, está sendo feita em várias áreas da região, na tentativa de capturar os meliantes envolvidos na ação criminosa. Após o atentado, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa decretou luto oficial por três dias por causa dos crimes cometidos contra os policias.
Gilberto era policial militar há um ano e sete meses, enquanto Everton integrava a corporação há um ano e oito meses. Em 23 dias, desde o início de 2017, o número de policiais militares mortos no estado chega a seis. Em nota, a Polícia Militar lamentou a perda dos soldados.
“É com doloroso pesar que a Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente a perda dos policiais militares Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior que morreram nesta madrugada (23), no município de Bom Jesus da Lapa, durante o desempenho da nobre missão de proteger a sociedade baiana. Os policiais impediram bravamente um roubo a banco no centro da cidade e trocaram tiros com um grupo de criminosos. A Polícia Militar está enlutada e compartilha com as famílias e amigos a dor da perda de dois irmãos de farda, ao tempo que informa a adoção de todas as medidas operacionais para identificar e prender os autores deste crime”.
Leia também:
Grupo tenta roubar bancos em Bom Jesus da Lapa e entra em confronto com a polícia