Quatro policlínicas e dois hospitais serão inaugurados, a partir deste mês, pelo Governo do Estado, e vão beneficiar quatro milhões de baianos. As unidades de saúde vão levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses serviços, segundo a Secretaria de Comunicação da Bahia.

O governador Rui Costa afirmou que a construção das policlínicas não vai atender um município apenas, mas toda uma região. “O paciente não precisará se deslocar por grandes distâncias para buscar o tratamento que necessita”.

A primeira policlínica será entregue em Teixeira de Freitas, no dia 17, e vai atender a Região do Extremo Sul. No dia 24, a população de Guanambi e municípios do seu entorno recebem uma nova unidade de saúde. Já no mês de dezembro, serão inaugurados os hospitais de Seabra e Ilhéus, e as policlínicas de Irecê e Jequié.

As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde. As obras e os equipamentos foram custeados com recursos financeiros do governo estadual, enquanto que a manutenção mensal será rateada: 40% para o Estado e os 60% restantes divididos entre os municípios consorciados.

As novas unidades de saúde vão oferecer consultas em até 18 especialidades diferentes, além de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia.

0 0 votos
Article Rating