Até sexta-feira (2), Salvador sedia a XI Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais e a Semana de Diagnóstico de Hepatites Virais. A ação visa chamar atenção para a doença e a importância do diagnóstico precoce.

Durante a semana, a população pode fazer, gratuitamente, testes rápidos para detecção das hepatites virais, além de HIV e sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Dendezeiros, e no Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Liberdade. Os testes também podem ser feitos no estacionamento externo do Salvador Shopping, em frente ao Hospital Sarah, em um ônibus adaptado.

Além dos testes rápidos, estão previstas uma série de atividades educativas com distribuição de folhetos informativos nos Hospitais Irmã Dulce e Manoel Vitorino, na estação rodoviária e no shopping Pituba Parque Center.

Segundo informações do grupo Vontade de Viver, que organiza a semana, a hepatite a atingiu 2.865 pessoas (incluindo todos os vírus) entre 2008 e 2013, sendo 280 apenas este ano. A doença atua de forma silenciosa e provoca inflamação no fígado que pode levar à morte.

Vacina

A vacinação gratuita contra a hepatite B pode ser feita nos postos de saúde do município, para a população de 0 a 49 anos, além dos grupos classificados como vulneráveis, que são: profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas.

G1*