O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode não comparecer na caminhada em alusão ao Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira, 20, na região do Campo Grande em Salvador.
Até o início da manhã de hoje o Instituto Lula não havia confirmado se o ex-presidente participaria à tarde da caminhada que é organizada pelo Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), cuja direção é ligada ao PT.
De acordo com informações de bastidores, o próprio Forum de Entidades Negras teria recomendado que o petista não participasse do evento. Já na Caminhada da Liberdade, formada basicamente por blocos Afros, a participação de Lula já foi confirmada.
Eles alegaram que diferentemente da Liberdade, bairro periférico e dos mais populosos de Salvador, o Campo Grande seria um reduto de classe média, onde não seria possível se responsabilizar por eventuais protestos contra o ex-presidente. Também na Liberdade, a participação de Lula na caminhada está condicionada a uma aferição prévia do clima em relação a ele. Se houver possibilidade de hostilidade, ele fará apenas um discurso no local sem andar pelas ruas.