Logo após um feriado em que o município teve cinco crimes contra a vida, sendo o município mais violento naquele feriado de Sete de Setembro até o dia dez daquele mês, Dias D’Ávila está em uma temporada de paz, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSPBA).

Durante mais de 60 dias, entre 10 de setembro a  de outubro, foi registrado um homicídio entre os Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte). A pergunta que não cala:  o que tem sido feito feita na cidade para que se tenha alcançado essas estatísticas? Mortes por crime de violência já são comuns de quem via na cidade e o que mudou nesses dois meses?

Uma professora e moradora do município, que não quis se identificar,  diz ainda não sente clima de segurança, pois soube de uma arrastão não município esta semana. “Foi na quarta”, mas que, realmente não soube de nenhuma morte recente e que há mais policiais na cidade que antes, “mais blitz”.

Em outubro, quando já havia 44 dias sem nenhuma ocorrência,  no dia 25 de outubro, Isaias Sena da Veiga, de 20 anos, foi morto no bairro Leandrinho.  Desde então, novamente a cidade está em temporada de paz, segundo os dados da policiais. A secretaria informou que as ações das Polícias Civil e Militar vêm reduzindo os delitos contra a vida, em sua maioria ligados ao tráfico de drogas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSPBA).

Inclusive, a Prefeitura do município está realizando um evento para o próximo dia 24, trata-se da IIª Caminhada pelo fim da violência contra a mulher. O encontro será na Praça ACM às 8h30 e seguirá até o Prédio da Prefeitura.

Ações de Outubro

De acordo com o comandante da 36ª Companhia Independente de Polícia Militar (Dias D’Ávila),  major PM Sérgio Dias, o policiamento ostensivo também foi ampliado na cidade. “Fortalecemos as unidades de policiamento preventivo e repressivo, ampliamos o número de blitze e de operações”, pontuou.

Durante os mais de 40 dias, a PM apreendeu na cidade sete armas de fogo e seis simulacros, prendeu em flagrante 43 pessoas e conduziu para averiguação mais de 170, apreendeu 19 adolescentes, recuperou 11 veículos e autuou mais de 332 condutores. Esses dados ainda devem ser atualizados.

O período sem crimes contra a vida foi interrompido após um registro no último dia 25 de outubro. “Infelizmente tivemos o caso da morte de um homem que, ao que tudo indica, trata-se de um crime passional”, adiantou o delegado responsável pela investigação.

0 0 votos
Article Rating