Conforme um novo decreto, publicado na terça-feira (23), a prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, decidiu determinar para o dia 15 de julho a liberação do acesso às praias do município, bem como a abertura de hotéis, bares e restaurantes da região. A paralisação dos serviços e atividades foi estabelecida em virtude do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), visando a contenção da proliferação do vírus.

No entanto, para que o novo decreto entre em vigor, um extenso protocolo com normas de funcionamento deve ser seguido pelos erestabelecimentos comerciais.

Segundo o conteúdo do decreto, as praias de Porto Seguro serão liberadas para banhos e passeios, desde que as pessoas utilizem máscaras de proteção facial e evitem aglomerações.

Os Bares, restaurantes e hotéis da região precisarão respeitar um cronograma que limita a capacidade máxima de clientes.

O documento determina ainda que, em julho, os estabelecimentos funcionarão com apenas 50% da lotação máxima. No dia 15 de agosto, o limite de ocupação subirá para 70% do total. Ademais, é previsto pela gestão que somente em outubro as unidades comerciais terão 100% das instalações liberadas para atendimento.

Hotéis

Para os hotéis e pousadas de Porto Seguro, o decreto informa que os apartamentos triplos ou quádruplos só poderão ser alugados para integrantes de uma mesma família, desde que as camas tenham, no mínimo, um metro e meio de distância de uma para outra.

O uso de áreas de lazer, entre elas a piscina, estará permitido. Porém, nas áreas comuns, será obrigatório o uso de máscara e o limite máximo de pessoas será de um usuário a cada cinco metros quadrados.

Outras informações

O novo decreto ainda autoriza a liberação de passeios turísticos, com exceção de excursões para Caraíva. Os grupos deverão ter, no máximo, 20 pessoas. Todas precisarão utilizar máscaras e passarão por medição de temperatura.

O relaxamento dos serviços comerciais de Porto Seguro foi iniciada na última semana, com abertura de shoppings, galerias comerciais e lojas de atividades que não são consideradas essenciais. Todos os empreendimentos devem respeitar o distanciamento entre os clientes, limitar o número de pessoas na área interna, fiscalizar o uso de máscaras e oferecer álcool 70% para higiene das mãos.

Casos em Porto

De acordo com dados do último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Porto Segurojá soma 276 casos confirmados da Covid-19: 157 deles são considerados ativos.

No município, foi registrado um óbito em decorrência da doença, desde o início dos primeiros casos na localidade.

0 0 votos
Article Rating