Segundo informações do sindicato dos rodoviários, os ônibus voltaram a circular na manhã desta terça-feira (16) no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, após acordo com Polícia Militar. Os ônibus estavam sem circular há quatro dias após coletivo ter sido incendiado em protesto contra a morte de um jovem de 18 anos, durante troca de tiros com policiais. Já o posto de saúde do bairro permanece fechado, segundo informações do presidente do Sindicato dos Médicos, Francisco Magalhães. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade só deve ser aberta no mês de julho, justificando clima de insegurança.
“Foi um acerto com a PM, comunidade e trabalhadores. Vamos voltar lá de tarde para ver o quadro, mas, de antemão, está entrando todas as linhas”, informou o diretor de Imprensa do sindicato, Daniel Motta.

Posto Fechado

Profissionais do Posto de Saúde, no mesmo bairro procuraram o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), para informar que a unidade vem funcionando de grades fechadas, sobretudo à tarde, por conta dos diversos assaltos e ameaças sofrida pelos funcionários nas proximidades da unidade.“Nós trabalhamos sem segurança nenhuma. Não tem segurança nem para o posto e nem para o bairro”, afirma uma das médicas, que não quis se identificar. Segundo as profissionais, já foram feitos inúmeros contatos com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para denunciar a situação, mas nada foi feito.

Nesta terça-feira (16), às 19h, no Sindimed, será realizada uma assembleia dos médicos da Prefeitura. A falta de segurança na unidade estará na pauta, e o reajuste salarial de 2015 e o indicativo de greve.

Reforço
Na tarde de segunda-feira (15), a PM informou que o policiamento foi intensificado com equipes da 41ªCIPM, inclusive, com uma viatura fixa no fim de linha do bairro com o objetivo de oferecer segurança para os moradores, motoristas e cobradores. A Unidade Básica de Saúde do local, que suspendeu atendimento na sexta-feira.