Na tarde da terça-feira (9), o bairro da Pituba, em Salvador, onde está localizada a Praça Nossa Senhora da Luz, que sedia a igreja homônima, recebeu uma homenagem à mãe de Jesus Cristo. Uma imagem gigante da santa foi fixada em frente ao templo religioso, reforçando a mensagem de acolhimento e proteção que a própria instituição prega.
A arte é assinada pelo artista plástico Félix Sampaio, de 59 anos, e possui três metros e meio. No entanto, a altura total da obra é de 11 metros, já que ela fica sobre uma base de concreto revestida em granito, que possui sete metros e meio de altura. A escultura foi produzida com a técnica fiberglass (uma resina de fibra de vidro de alta resistência, com pintura marmorizada e aplicação de camadas de verniz protetor com UV). Na parte inferior, um gradil em aço carbono dá forma a desenhos que simbolizam a luz de Nossa Senhora.
Com financiamento feito pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos, a escultura levou cerca de quatro meses para ficar pronta.
Sobre o artista
Félix Sampaio acumula outras obras religiosas que levam sua assinatura, a exemplo do Cristo de Esplanada (com 29 metros de altura, considerado o maior monumento religioso da Bahia) e a Via Crucis de Nazaré (esculturas em concreto, tamanho natural, representando o caminho da fé que dá acesso ao Monumento Jesus de Nazaré).