Foi divulgado no último domingo (6), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que o número de praias atingidas por manchas de óleo no Nordeste subiu para 132; até a última quinta-feira (3), eram 124 localidades atingidas. Para conferir as localidades clique aqui.

De acordo com o Ibama, até o domingo, 61 municípios, em nove estados do país eram afetados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O estado da Bahia foi o último a ser atingido, afetando, até o momento, as localidades de Conde e Jandaíra.

Quanto a origem do óleo, que trata-se de um petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo, a exemplo da gasolina e outros, ela ainda não foi identificada. Uma análise feita pela Petrobras informou que o material encontrado não é produzido pelo Brasil.

O Ibama pediu apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Os trabalhadores que são contratados pela petrolífera se tratam de agentes comunitários e população local. Entretanto, o número efetivo de mão-de-obra ainda dependerá da quantidade de pessoas treinadas disponíveis nas áreas.

0 0 votos
Article Rating