As praias de Mata de São João passam por reabertura, nesta segunda-feira (12), conforme decretado pelo poder público municipal. O toque de recolher também foi alterado, passando a valer das 21h às 5h, até o dia 19 de abril.
Os bares devem funcionar com 50% da capacidade, com fechamento marcado para as 19h. Também está liberado o comércio em geral, até as 20h. Já os restaurantes funcionam até as 20h30, bem como outros estabelecimentos com venda de alimentos e atividades essenciais.
Academias funcionam com 50% da capacidade de ocupação e o Parque da Cidade abre das 7h às 20h30. As farmácias e serviços de saúde seguem sem interrupções, e entregas a domicílio (delivery) funcionam 24h, seguindo o decreto número 589.
O acesso a campos e quadras ainda está vedado. A venda de bebidas alcoólicas entre 20h30 e 5h também fica proibida, bem como eventos e atividades festivas. As cerimônias e festas de casamento, no entanto, têm permissão de ocorrer com limite máximo de 50 convidados e respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19.
Atos religiosos também devem seguir as regras de distanciamento e uso de máscaras de proteção, bem como dispor de instalações amplas com ocupação de 50% da capacidade. O transporte público de Mata de São João também precisa respeitar o limite de passageiros, não devendo transportar pessoas em pé.
Ainda segundo o município, os que descumprirem as determinações de combate à pandemia ficam sujeitos às penalidades administrativas, como multas, interdições, cassação de licenças, permissões e alvarás.
Mata de São João tem 3.312 casos confirmados da Covid-19 e um total de 39 óbitos. A prefeitura relata que ocorreu uma queda de 53% nos casos de pacientes em tratamento domiciliar e de 63% de pacientes internados, garantindo que o poder público estará atento e sensível a qualquer possibilidade de novas alterações. “As medidas foram tomadas de forma responsável e consideram prioritariamente a segurança sanitária da população”, declararam em nota.