Na manhã desta quinta-feira (17), as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste também chagaram às praias de Ondina e do Farol da Barra, em Salvador. Em Ondina, a área afetada está situada na região conhecida pelas esculturas das “Gordinhas de Ondina”. Já no Farol da Barra, a quantidade de substância que é menor, se concentra nas pedras, conforme informações da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).

Na capital baiana 12 praias estão contaminadas. São elas: Piatã; Praia do Flamengo; Jardim dos Namorados; Jardim de Alah; Praia de Placaford; Buracão (Rio Vermelho); Pituba; Boca do Rio; Ipitanga; Stella Maris e agora, Ondina e Farol da Barra.

Toda a área da orla está sob monitoramento e seguindo o curso das praias, o próximo lugar que pode ser afetado é a praia do Porto da Barra, que é uma das mais frequentadas por turistas, junto com a região do Farol da Barra.

Desde a última quarta-feira (16), segundo a Prefeitura de Salvador, o volume de substância retirada das praias da capital já contabiliza cerca de 22,6 toneladas. A prefeitura informou ainda que uma força-tarefa com mais de 375 homens foi montada para realizar o serviço nos locais, sob coordenação da Limpurb.

Bahia

Em todo o estado da Bahia oito cidades foram atingidas pelas manchas. Além de Salvador, há registros em Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios, Jandaíra, Mata de São João, Conde e Esplanada.

De acordo com o Projeto Tamar, ao menos 10 filhotes de tartaruga foram encontrados mortos por causa das manchas de óleo, e uma outra tartaruga adulta morreu em Pernambuco, após ser contaminada na Bahia.

0 0 votos
Article Rating