Um estudo publicado no The New York Times mostra que as pessoas que conseguem manter um estilo de vida saudável até a meia-idade ganham menos quilos e centímetros com o passar do tempo – e os benefícios disso podem ser ainda maiores no caso das mulheres.
O fato das pessoas consistentemente ativas ganharem menos peso ao longo da vida pode não causar nenhum espanto.
Mas muito poucas evidências no campo das pesquisas sustentavam esta noção.
Grande parte dos estudos realizados sobre o peso e as atividades físicas aborda o exercício como uma forma de enxugar o excesso de peso e não como uma maneira de evitar o acúmulo de gordura localizada que costuma aparecer com a idade.
Pesquisadores acompanharam um grupo de aproximadamente 3600 jovens adultos americanos durante 20 anos.
Foi constatado que os homens extremamente ativos naquele período ganharam, em média, cerca de três quilos a menos do que aqueles que se exercitavam consistentemente, mas em níveis mais baixos.
Eles também ganharam cerca uma polegada a menos na cintura.
Arlene L.
Hankinson, é a pesquisadora que chefiou os estudos, da Northwestern University, de Chicago
No caso das mulheres, as mais ativas ganharam 1,5 polegadas a menos na cintura e também 6,5 quilos a menos.
A equipe avaliou exercícios físicos, afazeres domésticos e atividades no trabalho dos participantes do estudo através de um sistema que pontua intensidade e duração.
O sistema engloba um total de “unidades de exercício” que refletem o nível geral de atividades de um indivíduo como baixo, moderado ou alto.
Os pesquisadores puderam também calcular se os participantes tiveram um nível consistente de atividades (independentemente do tipo) com o passar dos anos.
30 minutos por dia
A recomendação geral de especialistas em saúde é uma prática de menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada – como uma caminhada leve – cinco dias por semana.
Em termos de unidades de exercício, isto representaria um nível moderado de atividade.
Mas, não ficou claro com o estudo se é suficiente evitar o ganho de peso excessivo ao longo dos anos.
O estudo atual incluiu 3554 homens e mulheres entre os 18 e os 30 anos de idade quando foi iniciado, em meados dos anos oitenta.
Na fase inicial e periodicamente ao longo dos 20 anos seguintes, os participantes relataram seus níveis típicos de atividades físicas.
Um total de 46% dos homens e 42% das mulheres se manteve consistentemente ativo durante o período de estudo.
Os participantes que realizavam exercícios regularmente foram divididos em três grupos, de acordo com o nível de atividades praticadas: alto, moderado e baixo.
Em geral, os homens e mulheres mais ativos – e que acabaram ganhando menos peso – exercitavam-se mais do que os 30 minutos diários recomendados.
Foi constatado que os homens que se exercitavam consistentemente por 30 minutos, cinco dias por semana, ganharam cerca de dois quilos a menos que os participantes menos ativos.
Mulheres com o mesmo nível de atividades ganharam cerca de cinco quilos a menos do que aquelas
que se exercitaram menos.
* Portal IG