As pessoas que tiveram a nova rodada do auxílio emergencial negada têm até o final desta segunda-feira (12) para contestar a decisão, por meio do Portal de Consultas da Dataprev, a estatal responsável pelos cadastros. O pedido de reativação do benefício pode ser feito apenas por quem já recebeu os R$ 600 ou a extensão de R$ 300 do auxílio na etapa anterior.
Isso porque o prazo para novos pedidos foi encerrado no dia 3 de julho de 2020 e não foi retomado desde então. Os que contaram com o auxílio emergencial anteriormente podem solicitar a reativação após constatar que tiveram o benefício cancelado no site da Dataprev.
Caso o resultado da consulta seja “inelegível”, uma opção para contestar a decisão será apresentada pela página, bastando que o usuário clique no botão correspondente.
Vale lembrar que somente pedidos nos quais seja possível realizar a atualização na base de dados da Dataprev são considerados, como correção de CPF, data de nascimento ou caso conste nos dados do governo que o cidadão recebe algum benefício assistencial, sem que isso seja uma realidade. Também há a possibilidade de contestar se o benefício vier a ser interrompido, devido à reavaliação mensal.