Termina nesta quarta-feira (5) o prazo para os eleitores solicitarem o título para votar nas eleições deste ano.

A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados cadastrais e para os brasileiros que moram no exterior pedirem a transferência do domicílio eleitoral.

Maiores de 18 anos são obrigados a votar e quem tiver mais de 16 anos pode optar por participar ou não das próximas eleições.

Os documentos exigidos para tirar o título são a Carteira de Identidade, o comprovante de residência, título de eleitor anterior (se for o caso) e, para os homens, comprovante de quitação militar.

Eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República.

Para votar fora do país, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil.

Os cidadãos maiores de 18 anos – e menores de 70 anos – que não votarem nas próximas eleições ficam impedidos de tirar passaporte ou identidade e também de requerer qualquer documento em repartições diplomáticas no exterior.

O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando os cidadãos vão votar para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.