Quem tiver que transferir o título de eleitor para votar em outro local na próxima eleição deve fazer a mudança até 5 de maio.
A data-limite não será prorrogada sob hipótese alguma, adianta a Justiça Eleitoral.
Os eleitores que moram na capital podem se dirigir até a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aos postos de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e ao Núcleo de Atendimento Jurídico na Baixa do Sapateiro.
Já quem mora no interior deve ir ao cartório eleitoral do município em que reside.
Basta levar a carteira de identidade e o comprovante de residência para alterar o local onde irá votar.
Nas transferências realizadas na sede do TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a entrega do título acontece imediatamente, enquanto nos SACs, é marcada uma data para o eleitor ir pegar.
“Isso acontece porque os juízes eleitorais ficam no Tribunal que atende inclusive aos SACs.
Os títulos transferidos no SAC são enviados para o TRE para que o juízes assinem, por isso não entrega na mesma hora”, explicou o diretor geral do TRE, Raimundo Vieira.
Para evitar transtornos, ele recomenda aos cidadãos que necessitam da transferência que se apressem.
“A procura é intensa nesse período”.
Na tentativa de atender aos retardatários, o TRE disponibiliza um efetivo especial, inclusive, no fim de semana que antecede a data-limite.
“Nos dias 1º e 2 de maio, vamos estar na sede para atender a demanda do fim do prazo.
Para esses dias, além dos funcionários requisitados, o pessoal que trabalha na entrega do título passa a dar agilidade, pois são aproximadamente 200 pessoas nessa força-tarefa”, explicou o diretor geral.