O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), detalhou em coletiva de imprensa as medidas restritivas mais rígidas que entrarão em vigor nesta segunda-feira (29). Ele afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com os prefeitos da Região Metropolitana, citando as cidades de Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho.

As novas determinações, classificadas por Bruno como um “esforço final” para possibilitar a reabertura das atividades comerciais após a Semana Santa, proíbem as atividades comerciais e de prestação de serviço, com exceção do essencial, até as 5h do dia 5 de abril.

Estão liberados para funcionar os supermercados, panificadoras, delicatessens, açougues, agências bancarias e lotéricas, serviços públicos essenciais para o dia a dia da cidade, delivery ou retirada no estabelecimento (desde que mantida as portas fechadas ao público), hospitais e serviços de saúde (exceto atendimentos eletivos em clínicas odontológicas e dermatológicas).

Também seguem em funcionamento os serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamentos contínuos (ex.: oncologia, hemoterapia e hemodialise), laboratórios de análises clínicas, estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares, clínicas veterinárias e pet-shops, exceto para banho e tosa, que só poderão ser realizados através de delivery.

Postos de combustíveis têm funcionamento permitido, bem como centrais de telecomunicações que operam em regime 24 horas, Correios e empresas de encomendas e mercadorias, cemitérios e serviços funerários, cartórios de registros das pessoas naturais, atividades industriais, exceto construção civil.

As escolas poderão abrir apenas para gravações e transmissão de aulas virtuais. Funcionam também os serviços de consertos e reparos emergenciais em imóveis, assim como hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de alojamento, desde que os serviços ofertados estejam disponíveis exclusivamente para os hóspedes.

“Nós vamos reabrir as atividades de forma segura, com todos os protocolos que nós adotamos no passado. Até o meio da semana a gente vai anunciar se é possível retornar todas atividades de vez, que é o meu desejo, ou se alguma eventualmente aguardará para outro momento”, o prefeito concluiu, sobre a reabertura das atividades, marcada para dia 5 de abril.

5 1 voto
Article Rating