O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), informou em entrevista ao Bahia No Ar, nesta terça-feira (20), que já planeja investimentos para um cenário pós-pandemia. Com 19.446 casos confirmados de Covid-19 até então, o sistema de saúde do município precisa não só combater a doença, como também estar preparado para tratar as sequelas deixadas por ela.

“Eu tive Covid e ficam algumas sequelas e, para pessoas que se agravam, o pós-Covid às vezes é tão ruim quanto quando a pessoa está contaminada. Então nós estamos dividindo aqui a nossa rede de saúde, estamos criando três unidades para atender a população de portas abertas. Uma equipe vai atender de maneira regulada e outras equipes vão atender de portas abertas”, o gestor declarou.

Segundo ele, será instalada uma unidade de portas abertas no bairro da Gleba B, uma nos Phocs e uma no Ponto Certo. Com os novos equipamentos públicos, somados aos PAs e UPA da Costa, Elinaldo prevê uma cobertura de quase todas as localidades com unidades do tipo.

“Só estamos nos organizando e, com fé em Deus, assim que passar essa questão do Covid, nós iremos nos preocupar com o tratamento pós-Covid e o tratamento de prevenção no nosso dia a dia”, Elinaldo Araújo concluiu, garantindo que todo o processo contará com a ciência técnica, médicos especialistas e a disponibilização dos exames adequados.

O cenário pós-pandemia, no entanto, ainda parece distante. De acordo com dados divulgados pelo próprio gestor durante a entrevista, Camaçari tem cerca de 25 mil pessoas vacinadas em primeira dose contra a doença viral, o que representa 8,5% da população total da cidade. 8.600 munícipes já tiveram acesso à segunda etapa de imunização. Também nesta terça-feira (20), a vacinação precisou ser novamente interrompida, devido ao baixo quantitativo de doses que vêm sendo destinadas à cidade.

0 0 votos
Article Rating