Weligton Cavalcante de Gois (PL), conhecido como Nininho Gois, prefeito de Quijingue, a cerca de 340 km de Salvador, se torna réu por conta de crime ambiental. A decisão foi informada pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Divulgada nesta segunda-feira (29), aponta que o prefeito seria o responsável por um lixão a céu aberto na cidade e por desrespeito a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAJ) firmado no ano de 2019 entre a prefeitura e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
De acordo com o Calila Notícias, uma análise feita pelo MP-BA no lixão indica que não foram demarcados limites na área, bem como não foram tomadas medidas para o tratamento adequado de resíduos, resultando em proliferação de vetores que transmitem doenças, poluição e fortes odores.
No lixão, que fica a 1,5 km da sede do município, também é possível observar pessoas que, por não terem outra opção vão até o local em busca de alimentos e objetos que possam vender. O desregramento no acesso ao local coloca em risco a vida dessas pessoas em estado de vulnerabilidade.