O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, participou da cerimônia de inauguração do Memorial Beatriz Barreto de Matos. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (8). O novo espaço em homenagem (in memorian) à professora e fundadora da Escola D. Pedro II, que morreu em 2020, está instalado nas dependências do colégio, situado na Avenida Eixo Urbano Central, centro. A data de inauguração foi escolhida por ser o dia em que a educadora completaria 76 anos.
Durante a solenidade para a entrega do memorial, o gestor municipal participou de uma visita guiada para conhecer melhor o local, onde há uma série de objetos que remete à vida pessoal e à trajetória profissional da professora. São itens como: fotos, documentos, roupas, instrumentos de trabalho, títulos, diplomas, prêmios alcançados ao longo da carreira, premiações recebidas pela escola, primeiros fardamentos, dentre outros.
Para o chefe do Executivo, a história da escola se funde com a de sua fundadora. “Ela dedicou 52 anos de sua vida para oferecer às crianças, jovens e adultos de Camaçari um ensino de qualidade, baseado na filosofia de preparar o aluno para o exercício da cidadania plena, formando seres humanos capazes de conviver numa sociedade em que se pensa em contribuir para o bem comum”, disse o prefeito, ao lembrar que a sua filha foi aluna por muitos anos da instituição.
O Memorial Beatriz Barreto de Matos resgata uma história de valores e compromisso com a educação. A sala onde está instalado funcionava a antiga direção da escola, posto ocupado pela professora.
Atualmente, a escola, que tem 54 anos de fundada, é gerida pelos dois filhos dela, Adriana Marcele Matos e Marcelo Matos, e mantida pelo viúvo, José Nunes. O memorial ficará aberto ao público, que só poderá acessá-lo mediante agendamento prévio para visita guiada. Interessados devem ligar para o número de WhatsApp (71) 99711-4395.
De acordo com Adriana Matos, o memorial serve para tornar público um pouco da história que foi construída por sua mãe, com tanto amor, dedicação, compromisso e, sobretudo, responsabilidade com a educação em Camaçari. “O que queremos é que as gerações atuais e as futuras conheçam os caminhos trilhados por minha mãe e que nos fizeram chegar até aqui”, declarou emocionada.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada ainda por autoridades locais do Executivo e do Legislativo, além de alunos, ex-alunos, pais de alunos, profissionais da escola e representantes da comunidade como um todo.