“Ela é contra reabrir o comércio, como tá a saúde no momento”. A frase diz respeito a recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, na pessoa da promotora Dra Thiara Rusciolelli, sobre a reabertura do comércio em Camaçari. Na tarde desta segunda-feira (22), data que marcou a apresentação do Plano Estratégico para o retorno gradual das atividades comerciais na cidade, o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) falou ao Bahia No Ar sobre essa situação e como ela será suplantada.

“Antes de vir para a reunião eu falei com a promotora, ela é contra reabrir o comércio, como tá a saúde no momento. Ela até fez uma recomendação que é contrária a reabertura do comércio, mas também ela entende que os comerciantes já fizeram sua parte, mais de cem [100], mais de noventa [90] dias sem abrir. No dia primeiro [1° de julho] vamos tá com cento e cinco [105] dias que com o comércio tá fechado”, começou o gestor.

Em seguida, ele prosseguiu destacando que tudo o que foi definido durante a apresentação do plano será passado ao MP.

“A gente orientou, estamos preocupados também com isso, que eles só vão reabrir com a garantia que nossos leitos vão tá, pelo menos, com quarenta [40] a cinquenta [50%] por cento vazios. Nesses moldes, tudo sendo organizado com esse protocolo, nós vamos informar pra ela como tá sendo conduzido isso, com diálogo entre as associações, a Polícia Militar, a nossa delegada, e assim também, como sempre tomamos a decisão, ouvindo o Ministério Público. Então, vamos informa pra ela como é que vai ser feita essa reabertura. Só vai ser reaberto se no dia primeiro [1° de julho] os leitos tiverem vazios, se a população estiver colaborando, se o comércio estiver colaborando com essas regras”, sinalizou.

Sobre a recomendação

No dia 9 de junho o secretário da Saúde de Camaçari, Dr. Luiz Duplat, havia informado que o Ministério Público do Estado da Bahia, na pessoa da promotora, tinha emitido uma recomendação para que fossem mantidas as determinações de fechamento do comércio da cidade, tendo em vista o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) na região. Relembre aqui.

Na data da determinação, Camaçari tinha 465 casos confirmados e 17 óbitos. Nesta segunda-feira, conforme boletim municipal, a cidade já soma 804 infectados: destes, 247 estão em isolamento domiciliar, 29 em isolamento hospitalar, 497 já estão recuperados e 31 foram a óbito.

5 1 voto
Article Rating