Dois prefeitos baianos do PDT estão na mira da Polícia Federal (PF) e podem ser presos pela operação 13 de Maio. Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, prefeito de Sítio do Quinto, e José Idelfonso Borges dos Santos, de Fátima estão sendo investigados por casos de desvio de recursos públicos.
Cleigivaldo é prefeito de segundo mandato e suas contas referentes aos anos de 2010 a 2012 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O pedetista tem ligação com Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembléia Legislativa, e com Mário Negromonte, deputado federal pelo PP.
O deputado federal Félix Mendonça, presidente estadual do PDT, afirmou que o partido só irá se pronunciar sobre que medida tomar após o desenrolar do caso.
A operação 13 de Maio da PF está investigando o desvio de recursos que chegam a R$30 milhões, envolvendo 26 municípios da Bahia, Aracajú (SE) e Brasília (DF). empresários e funcionários públicos formavam uma organização há mais de 10 anos, que desfalcava dinheiro público que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo.
Redação Bahia no Ar