Articulada pelo secretário de Relações Institucionais do estado da Bahia, César Lisboa, na tarde da quarta-feira (11), aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Agrário uma audiência com entre os prefeitos baianos e o Ministro do MDA, Afonso Florêncio.

Durante a reunião, o ministro Afonso Florêncio destacou a importância do desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios para o crescimento do país.

“Praticamente 70% do que vai para a mesa das famílias brasileiras e 10% do PIB nacional vêm da agricultura familiar praticada em todos os municípios brasileiros.

E a Bahia tem um grande papel nesses números”.

“Graças à agricultura familiar, dos 38 milhões de homens e mulheres que saíram da faixa da pobreza para a Classe C, quatro milhões foram provenientes da zona rural, advindos da agricultura familiar.

Por isso este ano prevemos um investimento de R$ 778 milhões entre assentamentos, PAC 2 e territórios para expandir a agricultura familiar”, acrescentou o ministro.

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano pontuou que a principal conquista da audiência foi “conseguirmos marcar eventos regionais entre o MDA e os municípios no intuito de fortalecer a agricultura familiar.

Nestes encontros o MDA poderá conhecer de perto a realidade dos municípios baianos e atuar de forma mais intensa em prol do desenvolvimento agrário municipal”.

Para o prefeito de Brumado, e segundo tesoureiro da UPB, Eduardo Vasconcelos, a agricultura familiar é o futuro do desenvolvimento nacional.

“Sabemos da importância das indústrias e dos serviços, mas a agricultura familiar é a forma mais igualitária de distribuição de renda nacional.

Esses encontros regionais ajudarão o crescimento do país de forma correta, começando pela base.

Caetano está de parabéns por ter conseguido mais esta conquista em prol dos municípios baianos”.

* Fonte: Ascom UPB