Com o objetivo de promover a mobilidade urbana sustentável e melhorar a utilização dos espaços públicos, a prefeitura de Camaçari, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), criou o programa Camaçari Vai de Bike, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, além de promover a requalificação de áreas urbanas e proporcionar ambientes mais saudáveis.
Construída com base na Lei Federal n.° 13.724, a iniciativa tem entre as principais metas ampliar a presença do meio de transporte nos processos de deslocamentos urbanos, oferecendo uma opção acessível e ecologicamente correta para a população.
A integração do transporte por bicicleta com os sistemas de transporte público também é um objetivo, com foco na redução dos custos de locomoção, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as vias contarão com sistemas cicloviários e uma série de medidas que garantam a proteção dos ciclistas.
Uma das ações previstas no programa é a implantação de um sistema de locação de bicicletas de baixo custo nos terminais de transporte público coletivo, em centros comerciais e em locais de grande circulação de pessoas. Essa medida tem como objetivo facilitar o acesso à bicicleta, ampliando sua disponibilidade para a população em geral.
Com foco na transparência e efetividade do Camaçari Vai de Bike, a STT divulgará, por meio de uma portaria, o modelo de gestão e os critérios de seleção dos eixos viários urbanos a serem requalificados. E, em torno de 10 dias, o órgão divulgará o edital para credenciamento de empresas interessadas em explorar o serviço de compartilhamento de bicicletas.
Com o propósito de assegurar a continuidade do programa, a prefeitura encaminhará um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal de Camaçari, buscando incluir o programa no Plano Plurianual e nos Orçamentos do Município, conforme estabelecido na Lei Orgânica.