O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, apresentou à imprensa nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, o Plano Operação Chuva, que prevê ações estruturantes como micro e macrodrenagem em córregos e rios e ações emergenciais como a limpeza, desobstrução e melhorias das redes de drenagem.

“Lauro de Freitas tem problemas graves de infraestrutura que precisam ser resolvidos o quanto antes. Fizemos um mapeamento da cidade e identificamos os pontos nos quais devemos trabalhar. O nosso objetivo é garantir que o povo laurofreitense tenha qualidade de vida na cidade”, declarou o prefeito. O encontro que aconteceu na sede da SESP reuniu o vice-prefeito Bebel Carvalho, os secretários de Serviços Públicos, Giuseppe Pipolo, e de Infraestrutura, André Luís Carvalho Santos, e o diretor da Defesa Civil, Grimaldo Saboya.

O plano tem três frentes de trabalho: emergencial, estruturante e o uso e ocupação do solo. Dados da SESP indicam que 14.300 metros lineares de rios e córregos foram limpos desde o início da gestão e foram retiradas 660 toneladas de vegetação e resíduos sólidos. “Essa foi uma das medidas emergenciais que tivemos de tomar logo no início da gestão”,explica o secretário Giuseppe Pipolo.

Entre as ações estruturantes estão a reversão da bacia do Canal dos Irmãos e a melhoria da macrodrenagem do Canal da Mário Ephingauss, além de canalização de córregos e obras de esgotamento sanitário. De acordo com o secretário de Infraestrutura André Luís Santos, todos os contratos e convênios da Prefeitura foram revisados para identificar as obras que estão paradas e precisam ser retomadas. “Além dessas ações, trabalharemos também na área de uso e ocupação do solo, planejando o crescimento da cidade e em parceria com os empreendimentos para que tenham atenção com a macrodrenagem dos canais.

A cidade cresceu durante os últimos anos sem o planejamento necessário e agora estamos buscando soluções para resolver os problemas”, afirmou André Luis Santos. O Plano Operação Chuva tem ações integradas também com as Secretarias de Governo (Segov), Ação Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Saúde (Sesau) e Trânsito e Transporte (SMTT).

Fonte: ASCOM Lauro de Freitas