A reabertura de bares e restaurantes de Vitória da Conquista, cidade sudoeste da Bahia, está prevista para o dia 2 de julho, conforme informou a prefeitura no final da tarde do domingo (28).

Segundo o poder municipal, a decisão ocorreu após uma reunião, no domingo, com alguns membros do Comitê de Representação Civil e Institucional, cujo objetivo foi discutir os últimos dados epidemiológicos da cidade, com relação a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), além do Plano de Retomada Gradual das atividades econômicas.

Durante o encontro, também foi apresentada a previsão para abertura do segmento de academias, estimada para 13 de julho.

A reabertura desses segmentos já foi adiada pela prefeitura por duas vezes. Essa terceira fase de retomada contempla especificamente os bares, restaurantes, lanchonetes, bem como as academias. O comércio local foi reaberto na cidade no dia 1º de junho. A segunda etapa começou no dia 8 de junho.

A suspensão das reaberturas anteriores foi motivada, segundo a prefeitura, pela taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), o número de casos confirmados na cidade, e também o número de mortes pela doença.

Situação epidemiológica

De acordo com a prefeitura, foi considerado também a taxa de crescimento de novos casos, que atualmente está em 3,99%, e a taxa de ocupação de leitos (42,98%). Os dados municipais indicam que essas taxas permanecem dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pelo protocolo de segurança para reabertura do comércio.

Vitória da Conquista já passa de 640 casos confirmados da Covid-19 e mais de 14 óbitos, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

0 0 voto
Article Rating