A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), está revitalizando o manguezal mais importante do município e do Litoral Norte baiano, localizado em Buraquinho. Nesta terça-feira (21), mais de 1.200 mudas de plantas da espécie “mangue vermelho” foram replantadas na foz do Rio Sapato por pescadores da Colônia de Pescadores, possibilitando a continuidade da vida marinha e o ecossistema da região.
O manguezal é um importante berçário para vida marinha de Buraquinho e locais vizinho, onde acontecem desovas de diversas espécies como: peixes, caranguejos, guaiamuns e mariscos. A recomposição do ecossistema permitirá a continuidade da atividade dos pescadores e marisqueiras, que no futuro terão seu meio de sobrevivência garantido, além do equilíbrio ecológico do local.
O secretário da Semarh, Márcio Crusoé, destaca que a continuidade das ações de revitalização do ecossistema é um dos maiores objetivos da Semarh. “Nossa ideia é continuar as ações de replantios contando sempre com a parceria da Colônia dos Pescadores, com as marisqueiras, para que possamos garantir a revitalização total do manguezal de Buraquinho. Desde o início da gestão mais de 15 mil mudas foram plantadas”, pontua.