Durante a entrega da Creche Municipal Professora Eunice Pereira dos Santos, nesta quinta-feira (22), o prefeito Elinaldo Araújo aproveitou para falar sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 de Camaçari.

O Ideb é um índice que combina o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala em Língua Portuguesa e Matemática, com dados de fluxo escolar. A cidade obteve a nota 5,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e 4,0 nos anos finais do Ensino Fundamental, registrando 0,2 pontos abaixo da média da Bahia e de Salvador. Já a nota do Ensino Médio em Camaçari, sob a gestão do Governo do Estado, foi de 3,3 pontos.

“Estamos numa crescente e numa constante melhoria do nosso sistema. O resultado de 2023 é um reflexo de como as paralisações influenciam no avanço da educação. Mas isso nos deixa ainda mais motivados a ir para o próximo nível e superar os resultados do índice”, disse ele.

No entanto, em relação à greve realizada pela categoria, o chefe do executivo foi enfático ao afirmar que “esse prejuízo que ficou para as nossas crianças é irreparável”. No discurso, apontou que movimentos em prol de melhorias é algo comum na democracia e devem ocorrer, mas o que aconteceu em Camaçari teria sido uma articulação da oposição para tentar prejudicar as ações da prefeitura.

“Eu nunca deixei de pagar o piso dos professores, sempre respeitei esse direito, e não estou aqui para atingir a classe, porque a luta é válida. Eu só não concordo da maneira que alguns líderes sindicais, que fazem a luta ser partidária, orientam e manipulam o movimento. […] É preciso mudar esse modelo que existe em algumas cidades, isso é crime”, ressaltou.

Em seguida, em reunião na Secretaria de Governo (Segov), foi apresentado o Sistema Próprio de Ensino (SPE), instituído no município, que resultou na construção de 40 Cadernos Pedagógicos, seis volumes do Referencial Curricular Municipal, oito Diários de Classe, 15 vídeos pedagógicos e uma plataforma de avaliação.

A estruturação do SPE é um projeto promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Seduc, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), com apoio do CAF – Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe.

0 0 votos
Article Rating