O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o partido lançará uma candidatura própria para as eleições municipais de Salvador em 2016.
O nome escolhido para disputar o pleito, no entanto, será deliberado somente em fevereiro, em reuniões da direção municipal e do diretório estadual. “Temos uma identidade política com a cidade. O PCdoB sempre teve boa votação e a presença da sigla sempre foi expressiva. Temos lideranças, nomes com capacidade de disputar a prefeitura de Salvador. Então, já não há mais o que justifique o partido não ter candidatura própria”, disse o dirigente a um veículo de comunicação da capital baiana.
O PCdoB tem sido aliado tradicional histórico do PT das eleições de Salvador e, inclusive, como vice da chapa na última campanha, em 2012. Daniel afirmou também, que a deputada federal Alice Portugal desponta entre os possíveis nomes do partido para disputar a prefeitura da capital baiana. “Alice é um nome lembrado na candidatura passada e obteve o maior número de votos entre comunistas nesta última eleição. É um nome capaz de trazer um ótimo nível de debate sobre as questões da prefeitura em disputa com a reeleição de ACM Neto”, explicou. No último pleito, o PCdoB tentou viabilizar a candidatura da própria Alice, porém acabou cedendo a liderança da chapa ao petista Nelson Pelegrino.