Durante entrevista ao apresentador, Roque Santos, para o portal Bahia No Ar, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Júlio Bonfim, falou sobre aprovação do Lay-off, que garantiu a manutenção do emprego de aproximadamente 2 mil funcionários do Complexo Ford de Camaçari.
Na oportunidade, o sindicalista ressaltou que os funcionários de Camaçari saíram vitoriosos no processo, considerando o momento de crise que o país atravessa, onde milhares de pessoas do setor automotivo já foram demitidas em todo o país.
O Lay-off, que consiste em suspender o contrato de trabalho, para requalificação proporcional (alternativa utilizada em Camaçari) foi o caminho encontrado pelo sindicato para evitar as demissões em massa na montadora, garantindo a empregabilidade dos trabalhadores.
“Os trabalhadores vão passar por um cursos da qualificação em todos os Senais, seja em Dias d’ Ávila, Lauro de Freitas, Salvador e até aqui em Camaçari. Todas as regiões que tem trabalhadores do Complexo Ford, a para que ele possa receber o beneficio do Lay-off. Ele tem que ter no mínimo 65% de presença para que ele possa receber”, disse. Júlio explicou ainda, que o Lay-off vai durar cinco meses, podendo ser prolongado novamente.
Confira a entrevista na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?list=UUcdTWrQdIcET1CHlCAE77Mw&v=fmnmhrl2U5c