Estima-se que o diagnóstico do câncer de mama, realizado de forma precoce, pode possibilitar a cura da doença em até 95%. No Brasil, a enfermidade é a principal causa de morte entre as mulheres. Em Camaçari, para realizar os exames preventivos de mamografia e ultrassonografia, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a usuária precisa se dirigir a unidade de saúde de seu bairro tendo em mãos um documento de identificação com foto e cartão SUS, bem como uma requisição médica para que seja agendado o dia e horário dos exames na própria policlínica ou em alguma rede conveniada.

A mulher atendida na atenção básica, que apresentar qualquer alteração no exame e consequente suspeita da doença, sai da unidade com requisição e encaminhamento para uma consulta com um médico mastologista. Em seguida, a suspeita seja confirmada e o diagnóstico dê positivo para o câncer de mama, a paciente é referenciada para o tratamento, que é feito de forma individual e pode ser com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

O tratamento é referenciado à unidades de referência em Salvador: Hospital da Mulher, Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital Santa Izabel ou Hospital Aristides Maltez.

Dados

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), hoje, existem cerca de 7.695 pacientes cadastradas no Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC) que realizaram ou ainda estão realizando o tratamento do câncer de mama.

Até o fim de 2019, segundo estimativa do Ministério da Saúde, são esperados 59.700 novos casos de câncer de mama em todo o país, com risco de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Destes números, cerca de 2.870 registros são previstos na Bahia.

AutoExame

No processo de prevenção e diagnóstico precoce da doença, o autoexame é considerado o primeiro passo na identificação de possíveis alterações na mama/mamilo. O exame, que “caseiro” consiste na procura da própria mulher por alguma irregularidade, é rápido, fácil e pode ser feito de três maneiras: deitada, no banho ou frente ao espelho.

Durante o autoexame se a mulher suspeitar de alguma anomalia, a recomendação é procurar imediatamente alguma unidade de saúde. Sendo valido ressaltar que o autoexame não substitui os exames de mamografia e ultrassonografia. Mesmo que a mulher não encontre nenhuma irregularidade (visível ou palpável) nas mamas/mamilos ou mesmo nas axilas, a visita ao médico é indispensável.

Para as mulheres de 50 a 69 anos, o recomendado pelos médicos é de que realizem o exame de mamografia a cada dois anos. A mamografia pode ajudar na identificação da doença antes dos sintomas aparecerem, reduzindo assim o risco de morte.

0 0 votos
Article Rating