Segundo estimativa do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a previsão do tempo aponta chuva prolongada, mas não muito forte, em Salvador nesta quinta (14) e sexta-feira (15).

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, uma frente fria que saiu do sul do país e que passa pelo litoral do sudeste em direção ao oceano intensifica os ventos na capital baiana, trazendo umidade e chuva para o recôncavo baiano e para o litoral sul do estado.

"Essa umidade intensificada pelos ventos que sopram do oceano em direção ao continente provoca a chuva. A previsão é de que seja prolongada, mas mão muito forte, como as que ocorreram nos últimos dias", destaca. Segundo o meteorologista, o mês de maio é um dos mais chuvosos na capital baiana. "Nesse período, há uma frenquência maior de dias com chuva do que com dias abertos", diz.

Heráclio conta que não há como especificar o volume de chuva que deve atingir Salvador nos próximos dois dias e prevê que o tempo só deve se abrir novamente no final de semana.

"Não tem como quantificar o volume de chuva porque a chuva é muito variada. Mas no sábado a situação já começa a melhorar", aponta. Nesta quinta e sexta, a temperatura mínima deve ficar em 24º, enquanto a máxima não passa dos 29º.