Nesta quarta-feira (26), por volta das 12h, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Covid-19 (novo coronavírus) no Brasil; trata-se de um homem, de 61 anos, que mora em São Paulo. As informações foram dadas durante uma coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília. O país ainda conta com 20 casos suspeitos da doença e 59 descartados.
Os casos suspeitos de Covid-19 estão nas seguintes localidades: São Paulo (11), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Espírito Santo (1).
No mundo, os dados mostram que 80.239 casos já foram confirmados e 2.700 mortes por complicações da doença foram registradas, ou seja, um índice de letalidade de 3,4%. Fora da China (país que o coronavírus teve origem), o porcentual é de 1,4%.
Durante a coletiva, o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, informou sobre a criação de um comitê de emergência após a confirmação do caso de coronavírus no Estado.
“São Paulo tem condições de enfrentar possível epidemia de coronavírus”, pontuou Ferreira.
O secretário ainda destacou que o paciente, de 61 anos, contraiu a doença na Itália e está bem, sendo mantido em isolamento familiar. segundo ele, terminados os sintomas, o homem será liberado.
Por fim, José Henrique Germann assegurou que os casos suspeitos da doença devem aumentar após a expansão do vírus.
Familiar ou hospitalar?