Após ser sabatinada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, a procuradora do Ministério Público Especial de Contas, Carolina Matos Alves Costa, 36 anos, teve o nome aprovado nessa terça-feira (9/4) pelos deputados estaduais para ser a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ela ocupará a vaga deixada por França Teixeira que se aposentou recentemente. Com a forte indicação do governador Jaques Wagner (PT), e o aval do presidente do Legislativo, deputado Marcelo Nilo (PDT), Carolina foi eleita com 50 votos a 3, e um branco.

A jovem, que ingressou através de concurso público no Ministério de Contas em 2011, era a única que poderia pleitear o cargo, em função da idade, que deve ser acima de 35 anos.

Após a sessão, que confirmou o seu nome para a função, a procuradora ressaltou para a reportagem da Tribuna a satisfação de integrar a partir de agora o colegiado. “Meu sentimento é de alegria pelo reconhecimento do Legislativo estadual de que a vaga deveria ser preenchida por um técnico do Ministério Público. Minha alegria também é de perceber que a democracia pôde chegar a esse ponto. Já havia esse sentimento de que o Ministério poderia contribuir ainda mais com a evolução de nosso estado”, enfatizou.

Em 2012, membros do Ministério tentaram contestar a cadeira indicada pela Assembleia Legislativa e que elegeu o conselheiro Inaldo da Paixão. “Meu único receio é pelos desafios da nova função, mas com dedicação e estudo devem ser superados”, afirmou. Depois da sabatina, pela manhã, ela disse ter se sentido “à vontade com os questionamentos”. “Fiquei muito feliz com a receptividade dos deputados, pela confiança, e com uma proposta tão democrática de mudança da composição do TCE”.

O presidente Marcelo Nilo disse que houve um “entendimento” da Casa sobre a necessidade de um representante do Ministério de Contas integrar o Pleno. “Houve uma negociação nesse sentido, ela foi sabatinada e eu levei a questão para o plenário para ser votada”, afirmou.

A juventude e o estímulo a renovação foram ressaltados pelo líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT). “Desejo que, com sua juventude, Carolina Costa possa inovar o Tribunal de Contas do Estado”. Ele ainda pediu a procuradora que tenha sensibilidade ao julgar ou apreciar as contas do Estado. “Estamos vendo estados no Brasil com as contas negativas, uma situação extremamente delicada do ponto de vista de suas receitas.”, frisou. Fonte: Tribuna