Grupos de professores da rede estadual de ensino contestam divulgação contraditória da APLB – Sindicato (representante dos professores) sobre evento realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14). A polêmica surgiu quando duas divulgações informando objetivos diferentes para o mesmo evento chegaram a ser publicadas no site do órgão e divulgadas nos principais veículos de comunicação da Bahia.
A professora da rede estadual, Claudia Pires Andrade, se mostrou indignada com a APLB por divulgar um evento direcionado a uma luta trabalhista, que é o Projeto de Lei Complementar (PLC 257), que, segundo a categoria, prevê a retirada direitos dos trabalhadores públicos municipais, estaduais e federais, “por isso foi programada essa paralisação do trabalho hoje e amanhã e não uma mobilização contra o Impeachment”, afirmou.
Em uma publicação no site do órgão, diz que “em Salvador, haverá uma aula pública sobre o assunto (PLC 257) , nesta quarta-feira, 13, às 16 horas, no Colégio Central; e um ato público na quinta-feira, 14, a partir das 9 horas, na Praça da Piedade. A APLB-Sindicato convoca a categoria para paralisar as atividades nesta quarta e quinta-feira, e participar das ações agendadas pelo sindicato”.
Em outra publicação, no mesmo site, com maior destaque, há a afirmação de que “a Frente Brasil Popular encaminhou às seções Estaduais o calendário de mobilizações contra o impeachment…, …Dia 13 de abril – Aula pública sobre Democracia, às 16h, no auditório do Colégio Central, em Nazaré, Salvador-Bahia”.
Diversos professores se manifestaram no Portal Bahia no Ar contra o posicionamento político da APLB e a divulgação dúbia para um mesmo evento da categoria.
“Estamos parados para protestar contra o projeto de lei 257/2016 que, esse sim, é duro golpe no coração do servidor público. A APLB Sindicato hoje não representa a grande maioria os professores do Estado”, comentou a professora Urania Vianna.
“Bando de proselitistas! A paralisação é em protesto à PL 257/16, enviada por esse GOVERNO HIPÓCRITA E CORRUPTO. Tentam agora manipular esse protesto em prol dos servidores públicos civis e militares. Se a APLB informou como está descrito, apenas confirma o quês os professores já sabem, são representantes do governo e não da classe”, disse o professor Jaime Santana.
“Um absurdo essa informação pois a paralisação nacional e por conta de uma PL que pode retirar vários direitos dos servidores públicos , inclusive o congelamento de salários. Essa direção sindical não representa a categoria de professores”, reclamou a professora Maria Nascimento.
Veja as publicações no site da APLB:
Eu desejo saber quem autorizou a APLB falar em nome da categoria sem uma assembleia? É uso indevido e má fé. É uma falta de respeito a toda a categoria.
https://bahianoar.com/professores-contestam-ato-da-aplb-contra-o-impeachment/
A Aplb não representa os professores. Sindicato oportunista!
sindicato e sindicalistas deveriam queimar na boca do inferno, oportunistas, bandidos comandados por lula, “demo chef”
Essa é uma entidade pelega, que não merece nenhuma credibilidade e não nos representa .
É lamentável que uma entidade defensora dos direitos dos servidores em educação sirva de veículo para atos vergonhosos, desse porte!
Quanta manipulação! Dizem que a paralisação é para uma coisa e , é para outra. Eles pensam que estão labutando com quem ? Professor que honra sua profissão , não se deixa manipular. Não somos mais crianças.
A APLB esta manipulando a paralização dos professores contra a PLC 257. Não tem nada haver com o Impeachment. Presidentes de sindicato não deveriam poder assumir cargos de confiança. Ninguém autorizou usar nosso movimento para defender corruptos.
Infelizmente essa entidade que se diz sindicato de professores há mais de doze anos que não defende os interesses da classe, de maneira generalizada depois desse desgowerno petralha simplesmente os sindicatos viraram subservientes e ficam a cometer toda a espécie de desatinos, a referida entidade só existe para criar problemas com o municipio pois todos sabemos é oposição enquanto nós professores estaduais somos invisiveis e aí ousam a falar em GOLPE desde quando os verdadeiros GOLPISTAS são eles mesmos, fora APLB, FORA PETRALHA FORA DILMA FORA FORA FORA NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTA FALTA DE ÉTICA, DECORO, DE RESPEITO DA MORAL… Leia mais »
Tantas perdas tivemos e não fizemos nada, nem assembléia para discutir as questões. Onde a representação??????????
P.S: não sabia como publicar aqui. Primeira vez que vi esse canal aberto
Colegas professores do Estado da Bahia, vamos nos organizar e criar uma “ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES LICENCIADOS DO ESTADO DA BAHIA”, formada pelos professores contrários e desamparados por este sindicato!
Este ano tivemos muitas perdas mas o sindicato teve aumento na contribuição, passando de 1 por cento para 1,5 por cento. Vários direitos conquistado com muito tempo de luta foram retirados. O planserv foi um verdadeiro assalto. E o que fizemos? Assembléia, não. Paralisação na Bahia, não. Feira e Salvador sofreram pressão para o pagamento do piso nacional, mas a Bahia não. Por não fazermos nada, todos os nossos direitos agora estão ameaçados. Alguém teria dito que o caso do planserv deveria ser investigado na Bahia porque com certeza teve gente que lucrou muito com isso e com certeza não… Leia mais »
Não sou Madame Beatriz, mas eu já havia previsto que isto aconteceria. Atitude sórdida desse veículo de comunicação. Mas, isto não é surpresa para mim. Tanto que nem lá vou!!! Quando o PT entrou no poder, a primeira coisa que fez foi comprar os sindicatos e os diretores sindicais. Isto foi feito em todas as áreas do governo. Ainda bem que penso e ninguém me manipula! Não sou gado para acompanhar rebanho. Por que as pessoas têm dificuldades de enxergar o óbvio??? Acho que depois de algum tempo na profissão, precisamos “ser maldosos” em relação aos nossos governantes, líderes sindicais… Leia mais »
E por curiosidade, quem está por traz do PL???? De onde partiu tal ideia??? De quem é a autoria do Projeto????
Sou professora do Estado e a APLB não me representa! Sindicato oportunista! Se respeitem e nos respeitem APLB. Isso é má fé!
Acho que a proposta da PL congelando o salário do funcionalismo deve ter partido do Governo da Bahia. Ele andou dizendo que o funcionalismo ganhava Adicional , Avanço ….sem fazer nada e os sindicatos não rebateram essas publicações, não sabendo ele que um PLANO DE CARREIRA tenta amenizar os baixos salários de inicio de carreira. Um professor começa a ganhar o que outros profissionais de nível superior ganha em inicio de carreira somente no final do seu tempo de serviço. NÃO VI NENHUM SINDICATO CONDENANDO ESSA ATITUDE DO GOVERNO DA BAHIA. POR QUE….????????????????
Pela primeira vez vejo um canal aberto para publicação neste grupo Acho que deveria estar sempre aberto, porque precisamos de um canal para publicação, uma vez que o site da APLB agora só há espaço para datas comemorativa: dia da mulher, dia da consciencia negra, novembro…….. Acho bastante importante essas datas, mas a NOSSAS QUESTÔES FICAM SEM ESPAÇO como se fosse um propósito mesmo( PISO NACIONAL, URV, REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO, ETC.