Os professores da rede municipal de Salvador vão retornar à salas de aula a partir desta quarta-feira (1º), colocando fim à greve a categoria que já durava 13 dias. A decisão foi tomada em assembleia, realizada na manhã desta terça-feira (31), na sede do Ginásio de Esportes dos Bancários, na capital baiana. Os doentes aceitaram o aumento salarial proposto pela prefeitura.
Os trabalhadores reivindicavam um aumento de 33,24%, além de correções no auxílio-alimentação, avanço de níveis no plano de carreira, alteração na jornada de trabalho e convocação de novos professores concursados. A gestão municipal concedeu um reajuste de 11,37%, sendo um linear de 6% e mais duas progressões (em junho e em agosto). Além disso, a categoria acatou um aumento de 10% no auxílio-alimentação e a garantia da mudança de nível para todos os professores que estão com processos em andamento.
Na última sexta-feira (27), a Justiça havia determinado que a categoria encerrasse a greve e os professores retornassem imediatamente aos trabalhos. Entretanto, a paralisação foi mantida e houve uma assembleia no mesmo dia, para definir os rumos da mobilização.