Em protesto contra o reitor José Bites, acusado de tentar dificultar acordos com o sindicato e Governo do Estado, professores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ocuparam a reitoria da instituição, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (10). Segundo a assessoria da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a ocupação, que irá durar 24 horas. Os professores da universidade estão em greve desde 13 de maio.
Em nota, a Aduneb afirma que o reitor “tenta dificultar as atividades do comande de greve, blinda o governo do estado e se distancia dos interesses e dificuldades da comunidade acadêmica da Uneb”.
A greve dos docentes tem como pauta central o aumento de recursos às universidades estaduais da Bahia. A reivindicação é por mais orçamento para que seja garantida a qualidade de ensino, pesquisa e extensão nas quatro universidades estaduais.
A insatisfação dos professores com o reitor também é devido à falta de discussão sobre a pauta interna da universidade, que inclui a construção de creches e restaurantes universitários, combate ao assédio moral e nepotismo, regionalização de serviços médicos, agilidade nos processos internos dos professores e discussão sobre a elaboração de um novo estatuto para a Uneb.
Procurada, a assessoria da Uneb não retorno às ligações.