Um projeto de lei em andamento na Câmara de Salvador tem como proposta a implementação de um vagão exclusivo para mulheres no sistema de metrô da cidade.
A ação é da vereadora Marta Rodrigues (PT), sob o projeto de lei 41/2024, foi apresentado nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
“O Sistema Metroviário operado na cidade de Salvador fica obrigado a destinar vagões exclusivamente para mulheres nos horários de pico matutino e vespertino, bem como a fiscalizar e orientar o uso em cumprimento aos termos desta Lei”, diz trecho do projeto.
A vereadora de Salvador destacou que o projeto, conhecido como “vagão rosa”, já foi adotado em diversas outras cidades, como Rio de Janeiro (desde 2006), Brasília (desde 2012), Belo Horizonte (desde 2016), Recife e Contagem, e tem recebido avaliações positivas em relação à segurança e conforto oferecidos às mulheres durante suas viagens no transporte público.
Funcionamento do ‘vagão rosa’
Caso seja aprovado, o “vagão rosa” vai funcionar de 6h às 9h e das 17h às 20h. O número de vagões será definido pela concessionário, conforme o fluxo e necessidade.
De acordo com o projeto de lei, é necessário realizar uma análise detalhada e estudar o fluxo de mulheres no metrô de Salvador. O projeto estipula que a medida será aplicada exclusivamente nos dias úteis, excluindo os sábados, domingos e feriados. A quantidade de vagões destinados a essa finalidade ficará a critério da concessionária, desde que respeite o dimensionamento adequado para atender ao fluxo de passageiros nos referidos horários.
Ainda não há data para votação do projeto de lei ou uma possível implementação.
LEIA MAIS SOBRE SALVADOR:
Passageiros de Camaçari fecham entrada de estação em Salvador
Moradores da cidade de Camaçari que utilizam o transporte público para Salvador, capital do estado, realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (8), e fecharam a entrada da Estação Mussurunga.
De acordo com os relatos, os passageiros reclamam da baixa disponibilidade de ônibus para a população que faz o trajeto intermunicipal. A empresa Avanço Transportes é responsável pelo serviço.