O Projeto Escolas Culturais, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia para o desenvolvimento de atividades ligadas música, teatro, dança e cinema, teve sua implantação em janeiro de 2018, nos 27 territórios de identidade do estado da Bahia.
Camaçari foi contemplada com o projeto há um ano e o seu diferencial é o objetivo inclusivo e de cuidados com os jovens e adolescentes que participam das atividades.
Segundo Elisângela Senna, coordenadora do Projeto Escolas Culturais de Camaçari, além da inclusão artística, com a realização de várias atividades, o projeto também está voltado para a inclusão de pessoas com deficiência e outros aspectos importantes para a saúde dos jovens. “Em Camaçari, uma das linhas de ação do projeto é a saúde emocional dos jovens. Todas as atividades culturais e de formação são pensadas para que tenham reflexo positivo no emocional deles, principalmente no combate à depressão e ao suicídio”, contou.
A Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães é a única unidade educacional estadual de ensino médio que participa do projeto Escolas Culturais. A instituição funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno e atende 1721 jovens inscritos no ensino médio.
Esta escola modelo de Camaçari só estuda filhos de pessoas que conhece alguém do meio político.Porque ninguém consegue matricular os filhos lá.