Projeto Mar Azul será lançado dia 19 de fevereiro em Camaçari

Pescadores devem ficar atentos ao prazo de inscrição

No dia 19 de fevereiro, às 9h, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) lança o programa Mar Azul, que prevê uma série de ações e projetos que visam garantir a qualificação e promover oportunidades de crescimento profissional daqueles que vivem da pesca.

A cerimônia será na Associação de Pescadores de Itacimirim e Barra do Pojuca, localizada na Praia da Espera, em Itacimirim. O projeto está voltado para a capacitação de pescadores artesanais e visa transferir tecnologia para o desenvolvimento da pesca oceânica de média escala. Inicialmente serão beneficiados 60 pescadores ou homens que possuam relação com a pesca no município e estejam em situação de vulnerabilidade social.

Entre seis e oito meses, os contemplados com a primeira ação do Mar Azul passarão por cinco etapas. Na primeira, receberão curso teórico com internação no barco escola, onde vão ter a oportunidade de aprender, durante três dias, boas práticas na manipulação e conservação dos pescados, bem como técnicas comerciais, navegação eletrônica, carta náutica, ecosonda, rádio, além de noções de primeiros socorros e mecânica diesel básica.

A fase seguinte corresponderá ao curso prático com 2 períodos de 10 dias embarcado. Já no terceiro momento, os pescadores receberão curso prático de confecção de Espinhel (Aparelho de pesca que consiste numa corda comprida ao longo da qual são fixadas, de distância em distância, linhas munidas de anzóis). As duas últimas etapas consistem no curso de Aquaviário, ministrado pela Marinha do Brasil, e no arrendamento de embarcações para a tripulação formada, que será composta pelos melhores alunos.

Uma equipe técnica composta por instrutor, enfermeira, armador, motorista de pesca, pescador profissional, capitão de marinha, engenheiro de pesca, monitor de aulas teóricas, assistente social e técnica em Meio Ambiente serão responsáveis pela execução do projeto.

O grande foco do programa é a qualificação profissional, durante o período de capacitação os inscritos, além da qualificação, terão acesso à alimentação, participação nos lucros sobre a produção de pescado durante o período de treinamento, equipamentos de proteção individual, material específico para pesca de espinhel pelágico e de fundo, e a garantia de composição da tripulação dos barcos arrendados pelos melhores alunos.

INSCRIÇÃO

Aqueles que tiverem interesse em participar do projeto devem realizar inscrição de 20 a 28 de fevereiro, na sede da Sedap, localizada na Rua do Migrante, sala 11, Casa do Trabalho, ou em uma das associações de pescadores: Associação de Pescadores de Busca Vida, Colônia Z14, em Arembepe, Associação de Pescadores de Barra do Jacuípe, Associação de Pescadores de Guarajuba e a Associação de Pescadores de Itacimirim e Barra do Pojuca.

É necessário apresentar originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência do município, Número de Inscrição Social (NIS) e formulário devidamente preenchido, que pode ser obtido no momento do cadastro ou através deste link.

Apenas na Associação de Pescadores de Itacimirim e Barra do Pojuca as inscrições começam no dia 19 de fevereiro, a partir do lançamento do Programa Mar Azul.

Leia também: