A Escola Municipal Reitor Edgard Santos, na Gleba A, recebeu o projeto “Prefeito nos Bairros”, na manhã desta segunda-feira (27). O prefeito Luiz Caetano e uma parte de seu secretariado estiveram juntos com alunos e professores da escola desfrutando de um dia de trabalho diferente. O objetivo do projeto a aproximar a população dos trabalhos do Executivo dando a oportunidade da sociedade participar do processo de construção do governo.

O prefeito vindo aqui, estando aberto e sensível às questões do povo, comunga exatamente com o que a gente pensa.Margareth Cacim, diretora

Para receber o prefeito, uma estrutura foi montada dentro do ginásio de esportes com mesas e cadeiras para receber a comunidade local. Caetano qualificou mais essa edição do projeto como um “espetáculo” e qualificou a conversa com o corpo docente da escola como produtiva. “Foi um espetáculo. Fizemos uma reunião com o pessoal da escola, conversei com os professores, cantamos o Hino Nacional com as crianças, fiz um discurso para o pessoal e depois iniciei o atendimento a comunidade local e representantes de entidades”.

Para o prefeito, montar o gabinete fora do ambiente comum de trabalho proporciona mais aproximação entre governo e comunidade e ajuda o Executivo a perceber quais são as carências da população. “Está sendo uma experiência muito boa, porque tem uma série de coisas que estão acontecendo nos bairros que o prefeito não sabe. Quando o prefeito conversa cara a cara com a comunidade democratiza mais, aproxima mais a gestão da população, cria uma ligação entre a prefeitura e a comunidade, e as pessoas se sentem felizes com isso”, ressalta.

A diretora da escola, Margareth Cacim, demonstrou entusiasmo em receber o prefeito em sua unidade. “Nos sentimos privilegiados. Fizemos um roteiro na escola para que o prefeito pudesse ver o que ainda precisa ser feito e contamos com a dedicação dele para dar conta de tudo isso”.

Margareth avaliou como positiva a iniciativa do projeto. “O prefeito vindo aqui, estando aberto e sensível às questões do povo, comunga exatamente com o que a gente pensa. Eu também sou moradora da Gleba A, moro aqui há 30 anos, e ficamos felizes de sermos lembrados”.

Segundo Caetano, o projeto segue até o final de seu mandato. “Até o final do nosso governo, até dezembro, se Deus quiser, quando entregarmos a prefeitura e quando encerrarmos essa etapa do nosso projeto”. A próxima edição do projeto acontece no Parque Verde, neste sábado (3).

Por Henrique da Mata