Um bairro que por muito tempo carregou o estigma de lugar marginalizado e violento, aos poucos começou a tornar-se uma nova referência: a de palco da transformação social através da música. Localizado no município de Simões Filho, o bairro Cova da Gia foi o cenário do nascimento de um projeto louvável que, atualmente, beneficia diretamente 52 crianças com aulas de musicalização e integração em uma orquestra de flautas.
Coerentemente denominado Sons de Um Resgate, o projeto surgiu em 2015, por iniciativa do professor de música Ozenildo Ramos e família. “Na época eu estava desempregado e pensei em montar uma escola de música cobrando R$ 80. Foi quando percebi que muitas crianças tinham interesse em aprender, mas não tinham condição de pagar. Então começamos a oferecer aula de iniciação musical gratuitamente”, recorda o simões-filhense Ozenildo, acrescentando que testemunhar a descoberta e o desenvolvimento musical daquelas crianças carentes era a melhor recompensa que poderia receber.
Até hoje, o projeto continua sendo mantido com recursos próprios, com a ausência de qualquer vínculo financeiro com órgãos públicos ou por parte da iniciativa privada, apesar da clara necessidade de apoio e da indubitável relevância do projeto para a comunidade de Simões Filho, já que o grupo leva o nome do município nas apresentações que faz dentro e fora do estado.
A filha de Ozenildo, Dionísia Ramos, fala com orgulho das conquistas alcançadas até o momento. “Já nos apresentamos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e também tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho em grandes emissoras de TV, com transmissão ao vivo para todo o Brasil”, pontuou.
Direto de Simões Filho, para o palco do Programa Encontro (Globo):
Entre os lugares pelos quais o grupo tocou e encantou os expectadores, dois momentos especiais ocorridos esse ano aparecem em destaque na história do Sons de Um Resgate. Um deles aconteceu no dia 02 de março, quando tocaram para todo o Brasil no programa Encontro, da Rede Globo. O segundo, mas não menos importante, foi no dia 25 de setembro, quando foram contemplados com o Prêmio Jovem Brasileiro, honraria já concedida para personalidades como Ivete Sangalo, Anitta, Luan Santana, Neymar, Tatá Werneck, entre outros.
As crianças, todas do bairro Cova da Gia e adjacências, ensaiam na casa do Ozenildo, entre a sala e a garagem, ávidas para aperfeiçoar seus talentos musicais a cada aula. O professor conta com o apoio total da família – a esposa Noeli Ramos e as filhas Dionísia e Quézia Ramos. O sentimento de gratidão transcende as crianças e alcança as família, como a mãe do garoto Deivisson, Jucilene Amaral. “Notei muitas boas mudanças depois que meu filho começou a frequentar as aulas. O projeto Sons de um Resgate está de parabéns, pela atenção que dá a cada família e a cada criança”, declarou.
Mais informações podem ser obtidas no site www.sonsdeumresgate.com.br e através do WhatsApp (71) 98750-7499.
Muito obrigada! ❤