O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) lança 4.680 vagas em cursos de qualificação profissional em Salvador. Serão formadas cerca de 120 turmas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno, com início das aulas previsto para o dia 5 de março deste ano.

Os cursos serão ministrados em unidades do Senac, Senai e IFBA. As inscrições ocorrem entre os dias 1° e 15 de fevereiro, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e podem ser realizadas nos postos do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Central de Informação da Assistência Social (Cias), Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ) e Casa do Trabalhador (Catra). Os interessados apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, o Número de Inscrição Social (NIS) e do comprovante de escolaridade. (Veja entrevista no vídeo acima).

O programa, resultado de convênio entre a Prefeitura Municipal de Salvador e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tem o objetivo de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da formação e qualificação profissional. "São vários cursos e o candidato deve escolher o da sua preferência. Tem todas as áreas, desde a construção civil, com toda parte de pedreiro, azulejista. Também temos para massagista, manicure. É uma variedade imensa, que, cada um dos integrantes do Bolsa Família tem como conseguir como identificar aquele que mais se assemelha ao seu conhecimento", diz o secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Oscimar Torres.

De acordo com o secretário, todos os contemplados com o Pronatec serão automaticamente inseridos no cadastrado de mão-de-obra do Simm. Salvador vai executar os cursos gratuitos de qualificação para a inclusão produtiva do Pronatec, por possuir cerca de 147 mil pessoas com renda inferior a R$70, critério estabelecido pela lei do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, para ser considerado extremamente pobre.

Outras informações sobre os cursos do Pronatec podem ser obtidas através do telefone 156. Confira abaixo outros detalhes sobre os cursos oferecidos.

Postos da pré-matrícula
Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM)
SIMM Comércio: Rua Miguel Calmon, 382, Edf das seguradoras – Comércio.
SIMM Cabula: na Casa do Trabalhador, Praça das Mangueiras, 84, Cabula VI.
SIMM Cajazeiras: Estrada do Coqueiro Grande, 1902, Fazenda Grande II.
SIMM Boca do Rio: Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo a Escola Municipal IMEJA.

Central de Informação da Assistência Social (Cias)
CIAS Sete Portas: Rua Djalma Dutra, 128 – Sete Portas.
CIAS Previs: Av.Joana Angélica, nº399. Edf. Fernando José Rocha – Nazaré.

Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ)
Shopping Baixa do Sapateiro – 3° andar

Casa do Trabalhador (Catra)
Rua Almáchio Vasconcelos, 13 – Periperi
No prédio da Administração Regional do Subúrbio Ferroviário
SIGA XVII Referência: Próximo à Praça do Sol.

Pré-requisitos
Ensino fundamental incompleto ou completo, a depender do curso; ter entre 18 e 59 anos; ser beneficiário do Bolsa Família ou dependente e possuir o Número de Inscrição Social (NIS).

Documentos
Cópia do RG, CPF, comprovante de residência, Número de Inscrição Social -NIS e do comprovante de escolaridade.

Locais das aulas
No Senac: Restaurante Escola – Avenida Tancredo Neves, 1109, Edifício Casa do Comércio, 11º andar – Pituba; Restaurante Escola – Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho;
Centro de Educação Profissionalizante – Rua J.J Seabra, nº 403, Baixa dos Sapateiros (Aquidabã); Centro de Educação Profissionalizante – Av. Otávio Mangabeira – Pituba, em frente ao antigo clube Português;

No Senai: Senai – Cimatec – Avenida Orlando Gomes, 1845 – Piatã; na Av. Dendezeiros 99, Bonfim.

No IFBA: Rua Emídio dos Santos, s/n – Barbalho.