Em parceria com a Associação dos Moradores da Via Parque (AVP), a Prefeitura de Camaçari realizou uma consulta pública na manhã deste sábado (16), para apresentar uma nova proposta de implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes. A iniciativa tem como objetivo ouvir a opinião dos moradores da região, bem como discutir alternativas para que o meio ambiente não seja degradado.
A Prefeitura tem fiscalizado a área com frequência, devido ao tráfego excessivo de veículos, abertura de vias no meio da mata, caça predatória, exploração da fauna e flora, ocupação desordenada e principalmente a retirada ilegal de areia.
“Várias caçambadas saem das dunas carregadas e seguem, em especial, para a capital. Isso tem causado preocupação, em função dos danos ambientais que esses atos irresponsáveis podem causar a natureza’’, denunciou a presidente da Associação dos Moradores da Via Parque (AVP), Ana Maria Mandim.
As dunas têm um papel fundamental para a qualidade do lençol freático na região, já que ela impede a penetração da cunha salina, atuando como uma espécie de barreira física da água do mar, nas camadas subterrâneas. ‘’Sou morador de Jauá há 50 anos e vejo diariamente que a própria população tem contribuído para devastar os nossos bens naturais, prova disso é o estado que se encontra a nossa lagoa. Acho essa iniciativa muito importante para orientar e ouvir o povo’’, disse.
Para o secretário de Turismo (Setur), Gilvan Souza, a implantação do Parque, além de preservar o meio ambiente, vai servir como fator de desenvolvimento e progresso da Costa. ‘’Esse momento é histórico, pois temos uma mesa permanente para tratar do assunto, com metas e foco. O governo municipal assumiu o compromisso de darmos condições de ordem econômica e operacional, para resolvermos essa questão’’, ressaltou.
O espaço será o primeiro parque ecológico do município. O próximo passo é levar o debate para a Câmara de Vereadores. “Hoje estamos ouvindo a população e depois vamos debater o tema na Casa Legislativa, através de uma audiência pública, pra que a proposta seja apreciada pelos parlamentares e o quanto antes se torne realidade’’, destacou o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Genival Seixas.
Durante o encontro, ambientalistas e engenheiros apresentaram as consequências negativas da ação do homem, além das alternativas para recuperar o que já foi degradado. Participaram da atividade vereadores, secretários municipais, líderes comunitários, historiadores e populares.
Espero que não fique igual as praças aqui da sede principalmente a praça Abrantes que era uma ótima praça com muito brinquedos , e hoje está abandonada , cheio de usuário de drogas!
O corredor do hospital geral tá aqui super lotado ninguém fala nada
Um hospital descente ninguém comenta
Ano de eleição está chegando,agora começa às mentiras,dos atuais governantes,projeto no morro da manteiga, para se fazer uma área de lazer,e agora consulta pública e depois na câmara municipal,essas dunas são de preservação ambiental.
Esses políticos são todos mentirosos.
Elinaldo peça para ir ao banheiro e saia,o seu projeto é igual de Caetano familiar.